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Portugal segue tendência europeia e regista crescimento de veículos eléctricos ligeiros de passageiros acima dos 34 por cento


Um milhão e meio de automóveis a circular em Portugal – o que corresponde a 26 por cento do total do parque automóvel – contam com uma idade superior a 20 anos. Este é apenas um dos dados em análise na conferência de imprensa que a ACAP – Associação Automóvel de Portugal promoveu esta, quarta-feira, 15 de Fevereiro, em Lisboa. Este número assume um peso relevante, tendo em conta que, em 2000, os carros com mais de duas décadas de vida representavam apenas um por cento do total do parque.


Nesse sentido, a ACAP propõe que Portugal reintroduza mecanismos de incentivo à transição para um parque automóvel menos poluente com maior expressão relativamente à eletrificação dos veículos. Ainda assim, em 2022, o mercado total de ligeiros de passageiros tenha registado um crescimento aproximadamente de sete por cento, tendo o mercado de veículos eléctricos registado um crescimento que ultrapassa os 34 por cento. A quota de mercado dos automóveis eléctricos passou de 0 por cento, em 2009, para 11 por cento, em 2022. Esta tendência é comprovada pela percentagem de matrículas de automóveis ligeiros de passageiros eléctricos (BEV) da União Europeia, que representaram 12 por cento. Portugal segue esta tendência, com 11 por cento no total de matrículas em 2022.


A ACAP reitera que a renovação do parque automóvel (e a consequente aposta na electrificação) em Portugal – um dos dossiês prioritários no que se refere ao futuro do sector – obrigará, naturalmente, ao investimento no desenvolvimento da infra-estrutura de carregamento. Portugal terá de apostar, por isso, no aumento do número de pontos de carregamento por posto para optimizar e agilizar a rotação do carregamento e, ainda, na redução dos períodos de licenciamento.

Paralelamente a este ponto, a ACAP defende, ainda, o reforço dos incentivos aos veículos eléctricos no Fundo Ambiental – seja em número, valor de incentivo ou tipologias –, a simplificação da aplicação de incentivos fiscais, a harmonização e reforço dos pacotes de incentivos indirectos e, por fim, a actuação ao nível dos preços finais para o consumidor, para aumentar a previsibilidade e a transparência dos custos de carregamento.

Este balanço do mercado automóvel em Portugal, promovido pela ACAP, debruça-se sobre temas como a modernização do parque automóvel nacional e a electrificação e investimento em postos de carregamento. O painel de intervenientes da conferência conta com os contributos de Helder Pedro, Secretário-Geral da ACAP, José Ramos, Presidente da ACAP, e Pablo Puey, Presidente do Conselho Estratégico da ACAP.