Notícias

Parque automóvel português envelhece cada vez mais

Idade média de abate situa-se nos 24 anos. ACAP defende a criação de um Plano de Renovação do Parque Automóvel. 

O parque automóvel nacional está cada vez mais envelhecido. Os números apontam para uma queda no abate de viaturas antigas e uma diminuição na compra de carros novos. A média de idade dos veículos abatidos em Portugal é de 24 anos, comparado com a média de 19 anos há uma década. Em 2022, o número de veículos abatidos diminuiu cerca de 7% face ao ano anterior, de quase 118.000 para cerca de 109.500, e há poucas novas matrículas a circular.
 
O Secretário-Geral da ACAP, Helder Pedro, em declarações ao Primeiro Jornal da SIC, indica que existe uma necessidade de renovar o parque automóvel em Portugal, se queremos avançar para uma verdadeira descarbonização, e isso é um dos objetivos tanto da União Europeia, como do Governo português. Esta é uma proposta que tem sido defendida, de uma forma intransigente pela ACAP.
 
Para inverter esta tendência, a ACAP pede ao Governo medidas para a renovação do parque automóvel, através da reposição dos incentivos ao abate na compra de um veículo novo. Este é um compromisso que consta no Acordo com os Parceiros Sociais, que deve ser cumprido.
 
Apesar disso, o sector automóvel ainda está a recuperar do impacto da pandemia, e a escassez de chips e cabos também tem prejudicado as vendas. Para 2023, prevê-se uma nova diminuição na procura devido à conjuntura económica. A questão das taxas de juro, a retração do consumo e a inflação elevada são algumas das incertezas que preocupam a ACAP.

Consulte aqui o artigo do Jornal de Notícias.