Notícias

VALORPNEU audita Produtores de pneus até final de Setembro

Uma nova vaga de auditorias presenciais às obrigações dos produtores de pneus e de veículos que incorporam pneus teve início na última semana de Julho e vai prolongar-se até 30 de Setembro de 2021. 

Apesar das contingências provocadas pela pandemia da Covid-19, a Valorpneu está a avançar com estas auditorias com o intuito de assegurar que todos os requisitos que fazem parte do contrato de adesão estão a ser cumpridos. Estas acções de controlo visam verificar o cumprimento dos requisitos contratuais, incluindo as declarações das quantidades de pneus colocadas no mercado, base para a liquidação do Ecovalor.

A entidade gestora esteve a trabalhar em conjunto com a EY Portugal na definição dos critérios que resultaram na abrangência de 340 produtores. Posteriormente foi enviado um questionário e foram selecionados 40 produtores para as visitas presenciais. 

De relembrar que em 2020 as principais situações de incumprimento por parte dos Produtores aderentes foram essencialmente pela falta de declaração da colocação de pneus no mercado nacional ou pela falta de pagamento do Ecovalor correspondente às quantidades declaradas. Para ultrapassar esta dificuldade, a Valorpneu introduziu nestas auditorias uma componente pedagógica e continua a reforçar os mecanismos de cobrança dos valores em falta.

Estas acções são uma forma mais justa de garantirmos um futuro melhor para todos e para o ambiente.

A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., sociedade sem fins lucrativos, é participada, em representação dos produtores de pneus, em 60% pela ACAP.