Notícias

Valorpneu ultrapassa voluntariamente meta legal de tratamento de pneus usados

 

Em 2020 a Valorpneu recolheu e tratou voluntariamente mais 10.105 toneladas de pneus usados para além do objectivo de recolha de 96% estabelecidos a nível nacional pelo quadro legislativo e pela sua licença. Uma tendência que se tem verificado nos últimos anos e que tudo indica que irá acontecer também em 2021.

Estes pneus, recolhidos para além do objectivo proposto e em prol da sustentabilidade ambiental, tiveram como destino a valorização energética, evitando que estas quantidades se acumulassem como resíduos sem tratamento se as mesmas ficassem à margem do SGPU, representado um problema não só para os seus detentores, mas também para o meio ambiente em geral.

A entidade gestora em 2020, apesar das dificuldades consequentes da pandemia mundial, conseguiu assegurar eficazmente a organização e gestão do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU).

No âmbito das obrigações decorrentes do enquadramento legislativo da Valorpneu foram recolhidas e tratadas 64.410 toneladas de pneus usados, às quais acrescem as 10.105 toneladas recolhidas voluntariamente.

Relativamente às operações de tratamento, a reciclagem continua a ser a operação predominante, tendo sido sujeitas a esta operação 43.500 toneladas de pneus usados e enviadas para valorização energética 26.836 toneladas. 

No que diz respeito à preparação para reutilização, foram recauchutadas 2.440 toneladas de pneus usados, representando um aumento de 13,6% comparativamente ao ano anterior. 

Os resultados do primeiro trimestre do ano também já são conhecidos e bastante animadores. A taxa de recolha e valorização apresenta-se com 120,4%, correspondendo a 20.167 toneladas de pneus. Destas, foram sujeitas à operação de preparação para reutilização 612 toneladas essencialmente através do processo de recauchutagem, recicladas 13.940 toneladas e valorizadas energeticamente 5.615 toneladas de pneus usados.

Estes números são indicativos do desempenho assinalável da Valorpneu, que mais uma vez, este ano, irá muito além do estrito cumprimento dos objectivos de gestão dos pneus usados fixados na sua licença e do cumprimento das metas nacionais deste tipo de resíduos.