Notícias

Secretário-geral da ACAP assume presidência do Comité de Ligação da ACEA


O secretário-geral da Associação  Automóvel de Portugal (ACAP), Helder Barata Pedro, acaba de ser eleito presidente do Comité de Ligação da European Automobile Manufacturers Association (ACEA) – Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis. A escolha do responsável português para o cargo foi tomada pelos membros da associação que representa as maiores empresas europeias do sector automóvel, numa reunião realizada a 10 de dezembro.

Helder Barata Pedro irá liderar o Comité de Ligação, órgão que congrega as associações de fabricantes de automóveis dos 27 Estados-membros da União Europeia, e, ainda, do Reino Unido e da Turquia. Refira-se que este comité reúne trimestralmente, tendo como missão analisar toda a legislação discutida nas várias instituições ao nível da União Europeia, assim como fazer o balanço da implementação das medidas nos vários países.

Formado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Helder Barata Pedro conta com um percurso profissional com mais de 30 anos ligado ao sector automóvel. Além do cargo de secretário-geral da ACAP assume, desde 2004, a gestão das empresas Valorpneu – sociedade sem fins lucrativos, responsável pela organização e gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados e Valorcar - responsável pela gestão dos veículos em fim de vida. O responsável está ligado, também, há quase duas décadas, à gestão da Auto Informa, sociedade detida pela ACAP, cuja actuação passa pela prestação de serviços técnicos relacionados com a homologação e legalização de veículos. E, mais recentemente, é gerente da Sogilub – sociedade gestora de óleos usados. Em 2018, recebeu o prémio de Personalidade do Ano, atribuído pela revista Fleet Magazine.

O responsável assume a presidência do Comité de Ligação da ACEA numa altura em que a indústria automóvel atravessa uma crise sem precedentes, devido à pandemia de Covid-19.  A título de exemplo, refira-se que este sector registou, nos últimos 10 meses, quebras superiores a 35 por cento, apenas em Portugal.


Chairman do BMW Group assume Direcção da ACEA
A par da nomeação de Helder Barata Pedro, a ACEA elegeu, durante a última semana, um novo presidente da direcção. O presidente da Direcção da ACEA é eleito entre os responsáveis máximos dos construtores de Automóveis sediados na Europa. Oliver Zipse, chairman do BMW Group, irá assumir este cargo, cujo mandato é anual.  

A ACEA encontra-se directamente dedicada aos interesses da indústria automóvel, que, na Europa, representa 14,6 milhões de postos de trabalho e cerca de sete por cento do PIB da União Europeia.


Lisboa, 15 de dezembro 2020
PR/50




Para mais informações à comunicação social
ACAP
e-mail:  mail@acap.pt


________________________________________
A ACAP representa o sector automóvel, assumindo-se como interlocutor de referência nos órgãos de decisão nacionais e comunitários, porta-voz junto dos media e parceiros estratégicos. Presta apoio personalizado nas áreas legislativa, formativa, estatística. A prioridade da associação é a qualificação da gestão, a partilha das melhores práticas empresariais e a antecipação de informação relevante de suporte à decisão. O objectivo é a promoção da competitividade e o crescimento económico das empresas associadas. ACAP – Há mais de 100 anos a representar o sector automóvel.