Notícias

Produção de viaturas automóveis em Portugal com queda de 50,6 por cento em Maio



Em Maio de 2020 o sector automóvel ainda reflete as consequências da pandemia mundial COVID-19 produzindo menos 50,6 por cento que no mesmo período do ano anterior.


Em Maio de 2020 foram produzidos, em Portugal, apenas 15.965 veículos automóveis ligeiros e pesados, tendo-se verificado uma queda de 50,6 por cento.

Em termos acumulados, nos primeiros cinco meses de 2020, registou-se um decréscimo de 39,2 por cento em comparação com o período homólogo, correspondendo a 94.407 unidades fabricadas em 2020.

Sendo Portugal um País onde a indústria automóvel tem um peso muito importante, quer ao nível do emprego, do PIB e das exportações, representando 25% do total das exportações de bens transacionáveis, é urgente que o Governo português implemente um plano de incentivo à procura no nosso sector, como já fizeram os Governos francês, alemão e hoje mesmo o espanhol . Este plano, deve passar por um incentivo ao abate de veículos em fim de vida o que levaria à renovação do parque automóvel e iria dinamizar o mercado assim como asseguraria os níveis de produção da nossa indústria. Este programa deveria permitir, como acontece naqueles países, que ao enviar um carro antigo para abate se pudesse adquirir um veiculo que podia ser a gasolina, a gasóleo ou eléctrico, com menos emissões do que o veiculo abatido.

Segundo os cálculos da ACAP, este Programa permitiria uma poupança energética de 3,2 milhões de litros de combustível/ano, ou seja o equivalente a 33.200 barris de petróleo. Por outro lado, seriam emitidas menos 10.800 toneladas de CO2 por ano.

A ACAP lamenta que o Governo, tendo em conta a queda da produção automóvel assim como das vendas no nosso país, ainda não tenha tomado uma decisão equivalente à que foi tomada pelos Governos francês, espanhol ou alemão.

Defendemos, igualmente, uma redução temporária da taxa de IVA, na compra de automóveis, como forma de dinamizar a procura.




A informação estatística relativa aos cinco meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 98,0 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa.

A Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 97,1 por cento – com a Alemanha (21,8%), França (16,4%), Itália (14,3%), Espanha (10,8%) e Reino Unido (8,6%) no topo do ranking.



Montagem de veículos automóveis pesados
Relativamente à montagem de veículos automóveis em Portugal, em Maio de 2020 foram montados 134 veículos pesados, tendo representado um decréscimo de 63,4 por cento face a igual mês do ano de 2019. Nos primeiros cinco meses de 2020, a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 81,9 por cento face a igual período do ano anterior, representando 315 veículos montados em 2020.

Em Maio de 2020 voltaram a ser exportados veículos pesados montados em Portugal, mais especificamente 91,0 por cento dos veículos montados, representando isto 122 unidades.



Lisboa, 15 de Junho 2020
PR/26



Para mais informações à comunicação social
ACAP
e-mail:  mail@acap.pt