Notícias

Valorpneu lança microsite sobre Recauhutagem


Com o objectivo de promover a recauchutagem de pneus usados, a Valorpneu, enquanto entidade gestora de pneus usados em Portugal, vai lançar, durante o mês de Junho, um microsite com o intuito de promover esta actividade e desmistificar os estigmas que ainda existem em torno dos pneus recauchutados.

Apesar de ser uma actividade em Portugal com cerca de 70 anos, com circuitos comerciais e logísticos muito bem implementados, existe ainda algum desconhecimento sobre este processo, podendo causar algum receio no consumidor final aquando da escolha de um pneu recauchutado.

Este microsite explica o que é o processo da recauchutagem, as vantagens da utilização de pneus recauchutados versus pneus novos, os números da recauchutagem em Portugal, a rede de recauchutadores aderentes à Valorpneu, incluindo ainda um vídeo promocional com informações e dados que vão certamente surpreender os seus visualizadores.

Em Portugal são recauchutados anualmente 342 800 unidades de pneus, sendo esta actividade responsável pela criação de 400 postos de trabalho directos e por um volume de negócios anual de 39,2 milhões de euros.

A rede de recauchutadores aderente à Valorpneu é constituida actualmente por 21 empresas, sendo que 17 se encontram no continente, duas nos Açores e duas na Madeira.

A recauchutagem é um processo simples, económico e ecológico, contribuindo para a redução dos consumos de recursos naturais (petróleo e seus derivados, borracha natural, etc.), pois constitui-se como um processo que garante a extensão do ciclo de vida do pneu. Para além disto, o uso de pneus recauchutados contribui para a economia circular, respondendo às exigências de uma sociedade com mais responsabilidade ambiental.

Ainda em 2019, a Valorpneu lançou um inquérito sobre as medidas de prevenção da geração de pneus em fim de vida, onde a recauchutagem foi também objecto de estudo. Numa amostra de 642 fabricantes e distribuidores de pneus que responderam a este inquérito, apenas 24% dizem aplicar medidas no âmbito da recauchutagem e promoção da venda de pneus recauchutados.

De entre as ações mais implementadas pelos produtores as mais relevantes nesta área são a reconstrução de pneus incentivando a sua reutilização (20,6%); campanhas de publicidade, ações de formação, ações de marketing realizadas junto de distribuidores, clientes, faculdades, oficinas, outros profissionais do sector (14,2%); promoção da venda e de uso de pneus recauchutados (12,8%) e sensibilização da existência e vantagens de pneus com uma segunda vida útil (7,8%).