Notícias

ACAP reage à proibição da venda de carros a gasolina e a gasóleo a partir de 2035

Foi aprovada esta Terça-feira, 28 de Junho, pelos 27 Estados-membros da União Europeia, um plano que visa proibir a venda de novos veículos com motor de combustão. Esta mesma legislação tinha já sido aprovada tanto pela Comissão Europeia como pelo Parlamento Europeu.

A legislação em análise vem impor um conjunto de alterações legislativas e definir uma série de metas que os Estados-membros da União Europeia deverão cumprir, como a redução para zero das emissões de dióxido de carbono (CO2) dos automóveis novos a partir de 2035.

A pedido de alguns países, incluindo a Alemanha e a Itália, a União Europeia irá considerar dar ‘luz verde’ no futuro para tecnologias alternativas, como combustíveis sintéticos ou híbridos plug-in, caso estas consigam reduzir a zero as emissões de gases com efeito de estufa dos veículos, medida esta apoiada pela ACAP.

Helder Pedro, Secretário-Geral da ACAP, já reagiu a esta medida e defendeu a posição da ACAP de que é prematuro definir este tipo de metas já para 2035. Adicionalmente, tanto a ACAP quanto a indústria automóvel na Europa defendem que em 2028 seja realizado um estudo de impacto socioeconómico desta medida, visto estas serem “metas muito mais ambiciosas […] que implicarão certamente um impacto na indústria de fabrico de automóveis e no fabrico de componentes […], que podem ficar bem no papel, mas que na prática terão custos elevados”.

A ACAP coloca igualmente em evidência o problema da acessibilidade da população portuguesa a este tipo de veículos, visto estes estarem acima do valor de um veículo com motor a combustão. Actualmente, Portugal tem um parque automóvel muito envelhecido e poluente, com mais de um milhão e meio de veículos a circular com uma idade superior a 20 anos. O Secretário-Geral da ACAP reforçou ainda em declarações a importância da criação de incentivos de apoio à renovação automóvel, assim como foi feito em Espanha e em França.
 
 
Ouça aqui o comentário de Helder Pedro na Rádio TSF.
Leia aqui o artigo da TSF.