Notícias

ACAP reuniu com Governo e propõs aumento de incentivos à compra de veículos eléctricos


Os veículos eléctricos, para particulares, irão ter um aumento do incentivo para quatro mil euros.

O incentivo à aquisição de veículos elétricos por particulares vai aumentar dos actuais três mil para quatro mil euros. Esta medida vem no seguimento de várias propostas da ACAP ao Governo. No dia 23 de Fevereiro, reunimos com o Senhor Ministro do Ambiente e tivemos oportunidade de apresentar um estudo sobre mobilidade eléctrica elaborado pela ACAP. Neste estudo, entre outras propostas, a ACAP pediu a actualização do valor do incentivo, pelo que a promulgação do Despacho n.º 3419-B/2022 vem ao encontro da nossa proposta.

Igualmente importante é o aumento da verba do Fundo Ambiental, que vai duplicar. A dotação aumenta assim dos 4,5 milhões para os 10 milhões de euros em 2022. Estas medidas vêm com o intuito de aumentar a penetração dos veículos eléctricos em Portugal.
 
O sector automóvel considera ainda que, para cumprir os objectivos definidos pela União Europeia, é necessário que os Governos não só aprovem incentivos para a compra de veículos eléctricos, como também assegurem que existe uma rede de carregamento considerada abrangente em toda a União europeia.