Notícias

Encontro anual da rede Valorpneu


Novos desafios para o sector dos resíduos e para a Valorpneu
 

A ambição da Valorpneu sempre foi a de transformar os pneus em fim de vida em produtos com valor que voltassem a circular na economia. As novas directrizes europeias em matéria de resíduos enquadram esta ambição e têm como objectivo avançar para uma economia circular, deixando de se falar em resíduos e passando a falar de recursos, que devem ser reintegrados na economia. Quem o disse foi Ana Cristina Carrola, vogal do conselho directivo da APA, no âmbito do Encontro anual da rede Valorpneu.

As novas directivas comunitárias vêm também estabelecer restrições à deposição em aterro reforçar a subida na hierarquia de resíduos para níveis mais nobres. 

A responsável da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) destacou as metas comuns da UE de “reciclar 65% dos resíduos urbanos até 2035, de reciclar 70% dos resíduos de embalagem até 2030 e de reduzir a deposição em aterro a um máximo de 10% dos resíduos urbanos até 2035”. Relembrando também a “proibição da deposição em aterro de resíduos recolhidos separadamente, exigindo uma recolha selectiva de biorresíduos até 2030, e uma recolha selectiva das frações têxteis e dos resíduos perigosos domésticos até 2025”.

Para estas metas serem alcançadas com sucesso, existem vários incentivos para desencorajar a deposição em aterro e ainda medidas concretas para promover a reutilização e estimular as simbioses industriais e regimes obrigatórios de responsabilidade alargada do produtor.

O pacote de medidas contidas nas directivas integra uma “dimensão social, económica e ambiental”, sublinhou Ana Cristina Carrola, perspetivando que “tal pacote tenha um impacto nacional, gerando novas oportunidades de negócio e vantagens competitivas face aos modelos tradicionais de negócio”. 

A responsável da APA referiu ainda que: “Esta é a altura certa para adaptar todas estas medidas à realidade nacional, por forma a assegurar soluções economicamente viáveis e ambientalmente benéficas”.
Actualmente os resíduos são uma prioridade política europeia e nacional, potenciando oportunidades de negócio e criação de emprego. 

“Num curto espaço de tempo, e ainda mais ambicioso, o ‘Pacto Ecológico Europeu’ vai trazer mais desafios e uma maior ambição na questão dos resíduos dentro da economia circular”, concluiu.

As novas directrizes comunitárias e o novo pacote de resíduos nacional vão trazer, certamente, grandes desafios ao sector e à Valorpneu.