Notícias

Valorpneu destaca impacto ambiental do SGPU em 2023

O balanço ambiental e estratégico do SGPU no ano transato foi bastante positivo, tendo sido avaliado em todas as operações da cadeia de valor da entidade gestora de pneus usados em Portugal.

A acção da Valorpneu na gestão de pneus usados permite o desvio dos pneus em fim de vida de aterro, o que resulta em impactos positivos em termos de emissões de carbono. No ano 2023, a redução das emissões de carbono traduziu-se, em termos médios, em 1 975 kg CO2eq/ton PU, tendo sido evitada, de forma global, a emissão de cerca de 181,8 kton CO2eq.

Todas as operações inerentes ao funcionamento e gestão do SGPU resultaram numa poupança de energia através da valorização dos pneus usados. O benefício resultante do consumo evitado de energia primária, em 2023, foi de 58 690 MJ/ton PU, com uma poupança global de energia de cerca de 5 401,9 TJ.

A Valorpneu garante o fim de vida adequado dos pneus usados através das atividades de gestão do Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU) em Portugal, trabalhando com os seus parceiros na sua constante melhoria, seguindo sempre as linhas para o desenvolvimento de uma economia circular e para a sustentabilidade do planeta.

Há mais de 20 anos, a entidade gestora tem-se mostrado empenhada em evitar a geração de pneus usados através da prevenção, em recuperar os mesmos dos seus detentores através da sua rede de recolha, prepará-los para a reutilização, reciclagem e, finalmente, valorização energética. Todo este ciclo é desenvolvido com objetivo de potenciar, cada vez mais, a economia circular e a sustentabilidade do planeta.

Apesar destes resultados demonstrarem o nível de qualidade e padrões de prestação de serviços da Valorpneu no decorrer da sua atividade, a entidade gestora continua a procurar, de forma contínua, oportunidades de melhoria do SGPU, não só ao nível da qualidade da prestação de serviço, mas também do seu desempenho económico e ambiental. Recentemente, a empresa renovou com sucesso as suas certificações ISO 9001 e ISO 14001 referentes aos Sistemas de Gestão de Qualidade e Ambiente (SGQA), atualizou a Declaração Ambiental relativa ao registo no Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria (EMAS) e foi distinguida como Best EPR Scheme nos Recircle Awards 2023.



A Valorpneu – Sociedade de Gestão de Pneus, Lda., é uma sociedade sem fins lucrativos, participada em 60% pela ACAP, em representação dos produtores de pneus.